IL destaca “aproximação de posições” dos quatro maiores partidos sobre lei da nacionalidade

Inês Simões Gonçalves | 24 de Outubro de 2025 às 14:38
A carregar o vídeo ...

IL destaca “aproximação de posições” dos quatro maiores partidos sobre lei da nacionalidade

O parlamento aprovou esta sexta-feira o a aumento da residência mínima para a obtenção da nacionalidade de cinco para sete anos, para cidadãos de países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e para dez anos, para cidadãos de outros países.

O deputado da IL Rui Rocha destacou esta sexta-feira que o “ponto essencial” da lei da nacionalidade, que é o aumento dos prazos de residência para ser possível obter a nacionalidade portuguesa, houve uma aproximação dos principais partidos. 

“Entre os quatro maiores partidos representados no parlamento, há uma aproximação de posições. A Iniciativa Liberal, o PSD e o Chega entendem que o prazo base para a aquisição da nacionalidade deve ser de dez anos. O PS diz que o prazo base a aquisição da nacionalidade é de nove anos”, afirmou. 

O parlamento aprovou esta sexta-feira o a aumento da residência mínima para a obtenção da nacionalidade de cinco para sete anos, para cidadãos de países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e para dez anos, para cidadãos de outros países. A proposta de lei vai agora ser votada em plenário na próxima terça-feira, dia 28 de outubro.