Incêndios destruíram 34 mil hectares de áreas protegidas este ano
Até esta quarta-feira, o país registou este ano mais de 7532 incêndios que destruíram 268 mil hectares de floresta e mato.
Segundo o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Serra da Estrela e o Douro Internacional são os parques naturais com áreas protegidas mais fustigadas pelos incêndios deste ano. No total as chamas destruíram mais de 34 mil hectares de área protegida.
No parque natural da Serra da Estrela arderam entre 1 de janeiro e a última segunda-feira 9302 hectares, ou seja, 10% da área total. Destaca-se o incêndio que começou no Piódão, no dia 13 de agosto, que alastrou para vários concelhos do país e que chegou à Serra da Estrela.
O Parque Natural do Douro Internacional foi também severamente afetado pelos fogos que destruíram nove hectares de floresta e vegetação protegida. A Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha e o Parque Nacional da Peneda do Gerês foram também dizimados.
Até esta quarta-feira o país registou este ano mais de 7532 incêndios que destruíram 268 mil hectares de floresta e mato.