Temperaturas
Esta quarta-feira quatro distritos vão estar sob aviso laranja.
Os dias de tempestade voltaram e desta vez são para ficar. A passagem de uma depressão traz chuva e vento forte acompanhados de trovoada que atinge o país principalmente no sul e centro.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou esta quarta-feira Évora, Setúbal, Beja e Faro, sob aviso laranja entre as três da manhã e as três da tarde.
Nestes distritos há possibilidade de ocorrência de cheias e deslizamentos de terra em zonas mais fragilizadas.
Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Lisboa foram colocados sob aviso amarelo, assim como todas as ilhas do arquipélago dos Açores.
O IPMA prevê uma ligeira subida da temperatura mínima nas regiões norte, centro e alto Alentejo, mais significativa na região centro, e uma pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões norte e centro.
A partir de quinta-feira o céu vai continuar cinzento com a passagem de várias superfícies frontais e a tendência é de chuva pelo menos até à próxima semana.
A proteção civil recomenda que a população evite deslocações desnecessárias e permaneça em locais seguros durante os períodos de chuva mais intensa, vento forte ou trovoadas.
Recomenda ainda redobrar a atenção junto aos rios, encostas e zonas costeiras e reduzir a velocidade nas estradas.