Irão ataca base militar dos EUA no Qatar
Foram ouvidas explosões na região pouco depois de o espaço aéreo da base militar norte-americana ter sido encerrado, devido às ameaças iranianas de retaliação.
O Irão atacou esta segunda-feira a base aérea norte-americana de Al Udeie, no Qatar. Esta é a maior instalação militar dos Estados Unidos (EUA) do Médio Oriente. Pouco tempo depois, também uma base dos EUA foi atacada no Iraque. A ofensiva faz parte de uma operação de retaliação - "Anunciação de Vitória" - aos ataques de Washington às instalações nucleares iranianas, no passado sábado.
De acordo com a agência Associated Press (AP), foram ouvidas explosões no Qatar pouco depois de o espaço aéreo da base militar norte-americana ter sido encerrado, devido às ameaças iranianas de retaliação.
Testemunhas reportaram à AP terem visto diversos mísseis no céu.
Antes das explosões, o Presidente Masoud Pezeshkian escreveu na rede social X: "Não iniciámos a guerra nem a procurámos. Mas não deixaremos a invasão ao grande Irão sem resposta."
Entretanto, o Irão confirmou que atacou as forças norte-americanas na base aérea Al Udeie, na televisão estatal. No ecrã, lia-se: "uma resposta poderosa e bem-sucedida" à "agressão da América".