Ministro dos Negócios Estrangeiros, Abbas Araghchi
“Qualquer intervenção ou ação unilateral só irá piorar a situação e atrasar a reabertura do estreito”, garantiu o ministro dos Negócios Estrangeiros do país.
O Irão garante que o Estreito de Ormuz voltará ao “seu estado original tal como era antes da guerra”. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Abbas Araghchi, avisou ainda que nenhum país terá a responsabilidade ou necessidade de supervisionar esta tarefa.
“Estas medidas estão a ser tomadas e implementadas. A responsabilidade por estas medidas recai sobre a República Islâmica do Irão”, explicou.
Segundo Abbas Araghchi, o memorando de entendimento entre os Estados Unidos e o Irão estabelece que “nenhuma outra parte ou Estado está envolvido” na supervisão do Estreito de Ormuz.
“Qualquer intervenção ou ação unilateral só irá piorar a situação e atrasar a reabertura do estreito”, garantiu.
Este domingo, o Irão acusou os Estados Unidos de violarem novamente o memorando de entendimento entre os dois países, após novos bombardeamentos norte-americanos contra instalações na costa sul iraniana.
Recorde-se que o primeiro ponto do entendimento exige a suspensão dos bombardeamentos e obriga as partes a encontrar uma solução para a retirada de Israel do Irão.