Arraque das negociações no Cairo
O primeiro-ministro israelita afirmou que espera o regresso de todos os reféns nos próximos dias.
As negociações para iniciar o plano de paz proposto pelos Estados Unidos vão decorrer no Egito esta segunda-feira. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, enviou uma delegação ao Egito para finalizar os detalhes do acordo e afirmou que o objetivo é limitar essas negociações a um prazo de alguns dias.
Depois de o Hamas ter aceitado alguns pontos do acordo e Netanyahu ter anunciado que estava pronto para cumprir a primeira fase do plano, Donald Trump garantiu na rede social Truth que quando o Hamas confirmar, o cessar-fogo será imediato e a troca de prisioneiros e reféns irá começar.
Na rede social, o Presidente dos EUA anunciou também que Israel se comprometeu a suspender temporariamente os bombardeamentos em Gaza e avisou o Hamas que não vai tolerar atrasos nas negociações.
Trump mostrou ainda um mapa com as novas posições militares que Israel deverá assumir no enclave palestiniano.
O objetivo do encontro no Egito será um acordo para a libertação dos reféns. Um dos negociadores norte-americanos que deverá estar presente no país é Steve Witkoff, enviado especial para o Médio Oriente.
O governo do Egito vai assim receber as delegações para discutir a libertação dos reféns israelitas em troca dos prisioneiros. O objetivo é que os países estejam cada vez mais próximos de um cessar-fogo.