Israel lançou ataques aéreos na Faixa de Gaza em resposta à ofensiva levada a cabo pelo Hamas

| 19 de Outubro de 2025 às 17:05
A carregar o vídeo ...

Faixa de Gaza

Pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram feridas.

O cessar-fogo entre Israel e o Hamas foi quebrado. Na manhã deste domingo, o movimento islamita palestiniano atacou as forças armadas israelitas em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

O primeiro-ministro Benajmin Netanyahu e o ministro da defesa de Israel estavam em chamada com membros do exército enquanto decorria o ataque.

Telavive não perdeu tempo e respondeu de imediato. 

O exército israelita acusou o Hamas de ter realizado múltiplos ataques contra Israel para lá da zona de segurança da linha amarela, considerando-os uma violação flagrante do cessar-fogo.

A troca de ataques ocorreu um dia depois de o departamento de estado dos Estados Unidos ter acusado o Hamas de se estar a preparar para violar o acordo de cessar-fogo.

E avisou o Hamas que se prosseguisse com o ataque, seriam tomadas medidas para proteger o povo de Gaza e preservar a integridade do cessar-fogo.

O grupo islamita palestiniano rejeitou as afirmações e acusou Washington de se estar a alinhar com a propaganda israelita.

Este domingo, o grupo palestiniano rejeitou a existência de qualquer plano de uma ofensiva iminente pouco tempo antes de ter lançado um ataque em Rafah.

Os recentes confrontos aumentam o risco de um colapso total do cessar-fogo e reacendem tensões no Médio Oriente.