J.D. Vance encontra-se com o Benjamin Netanyahu em Israel
Tanto o primeiro-ministro israelita como o vice-presidente norte-americano dizem estar confiantes na durabilidade do cessar-fogo, apesar dos esforços que todo o processo implica.
J.D. Vance e Benjamin Netanyahu estiveram esta quarta-feira reunidos no escritório do primeiro-ministro israelita, para reforçar a situação de cessar-fogo em Gaza. Apesar de a paz estar num impasse, Netanyahu diz que a aliança com os Estados Unidos é forte, mesmo com algumas discordâncias.
O vice-presidente americano relembrou ainda a tarefa dupla que está a ser levada a cabo na Faixa de Gaza.
“Estamos muito entusiasmados por nos sentarmos e trabalharmos juntos no plano de paz para Gaza. Temos uma tarefa muito difícil pela frente, que é desarmar o Hamas, mas reconstruir Gaza. Tornar a vida melhor para o povo de Gaza, mas também assegurar que o Hamas deixe de ser uma ameaça para os nossos amigos em Israel”, explicou.
O acordo de paz entre Israel e Gaza foi assinado no início do mês, mas tem vindo a enfrentar várias dificuldades, desde a continuidade dos ataques no enclave até a atrasos na devolução a Israel dos reféns mortos.
Também Marco Rubio, o secretário de Estado norte americano, se deverá deslocar até Israel esta quinta-feira, para uma visita de Estado de dois dias ao país, também centrada no tema do cessar-fogo.