O Presidente da República foi operado a uma hérnia encarcerada no Hospital São João do Porto.
A cirurgia à hérnia encarcerada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terminou pelas 23h35, durando cerca de uma hora.
Segundo nota da Presidência da República, a cirurgia "correu bem" e Marcelo Rebelo de Sousa "já está acordado e bem disposto".
Marcelo Rebelo de Sousa, 76 anos, presidiu durante a manhã de hoje, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, às comemorações de homenagem aos Heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação, que celebra o restabelecimento da independência nacional em 1640, e seguiu depois para as cerimónias fúnebres do antigo presidente da Mota-Engil, António Mota.
Na declaração à imprensa, cerca das 22:00, Maria João Baptista disse ainda que a decisão de se proceder a uma cirurgia decorreu ainda do facto de Marcelo Rebelo de Sousa "já ter sido submetido a uma cirurgia prévia por uma hérnia semelhante a este quadro que tem neste momento".
De acordo com a representante, uma hérnia "corresponde a uma área da parede abdominal que é mais frágil e que permite que uma parte do intestino passe através dos tecidos", comprometendo "a capacidade de irrigar os tecidos".