Mais de dois anos após ter sido constituído arguido, antigo secretário de Estado da Energia prestou declarações no Ministério Público
João Galamba, antigo secretário de Estado da Energia, já foi ouvido pelo Ministério Público na ‘Operação Influencer’. A audição, segundo apurou o NOW, decorreu nas últimas semanas, no Departamento Central de Investigação e Acão Penal.
O antigo secretário de Estado da Energia foi constituído arguido no processo, em novembro de 2023, mas nunca foi interrogado como tal pela investigação. De acordo com informações recolhidas, João Galamba prestou declarações e explicou aos procuradores como decorreu o processo de licenciamento do centro de dados, em Sines, o assunto central do processo.
Contactado pelo NOW, o antigo governante recusou comentar ou confirmar a diligência.
A 7 de novembro de 2023, foram detidas e posteriormente libertadas no âmbito da ‘Operação Influencer’ cinco pessoas, incluindo o então chefe de gabinete de Costa, Vítor Escária. Há suspeitas de crime na construção de um centro de dado em Sines, distrito de Setúbal, na exploração de lítio em Montalegre e Boticas, ambas no distrito de Vila Real, e na produção de energia a partir de hidrogénio, também em Sines. O caso levou à queda do Governo de maioria absoluta de António Costa, atualmente presidente do Conselho Europeu.