Joias roubadas do Museu do Louvre alegadamente vendidas em plataforma online de artigos em segunda mão
As autoridades continuam as perícias, mas ainda não há pistas sobre o paradeiro dos assaltantes. O valor das joias está avaliado em quase 90 milhões de euros.
Há quem diga que este assalto foi histórico. Assaltar um dos museus mais famosos do mundo é de facto algo que impressionou a população. Verdadeiras, ou não, na Vinted estiveram à venda joias iguais às que foram roubadas. Algumas chegaram a estar a cinco euros nesta plataforma.
A denúncia partiu da rede social TikTok. Foi publicado por dezenas de pessoas e rapidamente chegou à imprensa.
A Vinted é uma aplicação de artigos em segunda mão, dividida por marcas e categorias como roupa, calçado, artigos de luxo. O jornal online ‘HuffPost’ escreveu que a plataforma já respondeu ao sucedido e disse que os artigos e anúncios são falsos e que foram removidos.
De acordo com o jornal, há quem diga que as descrições dos ‘posts’ das joias diziam que tinham sido encontradas "ao pé de um caixote do lixo perto do Museu do Louvre".
Sobre a fuga dos assaltantes, há agora novas imagens. Terão usado maquinaria para invadir o Museu do Louvre, através de uma janela que não era abrangida pelas câmaras de videovigilância. Isto poderá levar as autoridades a reforçar a tese de que um dos assaltantes seria mesmo trabalhador do museu.
Face aos acontecimentos, a diretora do museu já apresentou a demissão do cargo à ministra da Cultura.