Julho foi o segundo mês mais quente já registado no mundo

| 08 de Agosto de 2024 às 20:03
A carregar o vídeo ...

Julho foi o segundo mês mais quente já registado no mundo

O dia 22 de julho bateu o recorde de dia mais quente já registado, atingindo uma temperatura média de cerca de 17,15 graus.

O mês de julho foi o segundo mês mais quente já registado no mundo. A temperatura do ar ficou ligeiramente abaixo do recorde de julho do ano passado, mas o dia 22 de julho bateu o recorde de dia mais quente já registado, atingindo uma temperatura média de cerca de 17,15 graus, mais 0,06 graus celcius do que o maior registo anterior.

Um dos fatores para este fenómeno são as temperaturas muito acima da média em grande parte da Antártida. De acordo com a Monitorização das Alterações Climáticas do Programa Copernicus, um serviço que fornece dados e informações sobre a composição da atmosfera, as temperaturas estão dez graus a cima do suposto na Antártida.

O vale da Morte, na Califórnia, é considerado o sitio mais quente do planeta. Em Julho, a temperatura média mensal ultrapassou os 42 graus, mas o local, já chegou quase aos 57 graus há 111 anos, em 1913.

Uma das consequências das temperaturas altas, são as dezenas de incêndios que se têm alastrado pela Califórnia. O quarto pior de sempre do estado norte Americano está ativo há duas semanas e não dá sinais de abrandamento.

O fogo já atingiu mais de 4100 hectares. Em termos de área, é o equivalente a quase metade de Portugal.

Nos últimos 30 dias, os Estados Unidos já bateram mais de 80 recordes de temperaturas máximas alguma vez registadas.

Se esta vaga de calor continuar, o Verão de 2024 pode vai ser o mais quente de sempre.