Elisiário Augusto
O homem, que estava preso desde a "Operação Fóssil", ocorrida há cerca de cinco meses, foi apanhado em Portugal e detido na sequência da investigação que envolveu uma rede de tráfico de droga operada por colombianos do clã do Golfo.
Elisiário Augusto, de 72 anos, foi libertado da prisão preventiva em Madrid, após uma reapreciação da sua detenção pela justiça espanhola. O homem, que estava preso desde a "Operação Fóssil", ocorrida há cerca de cinco meses, foi apanhado em Portugal e detido na sequência da investigação que envolveu uma rede de tráfico de droga operada por colombianos do clã do Golfo.
A "Operação Fóssil" uniu as autoridades de Portugal e Espanha, resultando na constituição de 24 arguidos ligados a este vasto esquema de tráfico. Elisiário Augusto foi um dos detidos, sendo inicialmente colocado em prisão preventiva em Madrid. Contudo, após quatro meses de detenção, a justiça espanhola decidiu libertá-lo, impondo-lhe apenas a obrigatoriedade de apresentações periódicas numa esquadra policial próxima da fronteira com Portugal.
Embora livre, Elisiário continua a aguardar o desenrolar do processo, enquanto retoma as suas rotinas em Portugal. Frequentemente é visto em restaurantes e tem retomado os contactos sociais que manteve antes de ser detido. No entanto, a Polícia Judiciária (PJ) mantém a vigilância sobre o antigo traficante, que continua a ser considerado uma figura de destaque no tráfico de droga. As autoridades acreditam que, com a sua colaboração, Elisiário terá facilitado a entrada de máfias sul-americanas no mercado ibérico de estupefacientes.