Lagarde diz que política monetária da Europa está “num bom lugar"

Lusa | 30 de Outubro de 2025 às 23:10
Lagarde discursa na reunião do Conselho do BCE em Florença 2025
Lagarde discursa na reunião do Conselho do BCE em Florença 2025 FOTO: AP

O BCE anunciou esta quinta-feira que vai manter as taxas de juro diretoras, incluindo a taxa de depósitos em 2,00%, considerada neutra para a zona euro, por não estimular ou travar o crescimento económico.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, considerou esta quinta-feira que a Europa está “num bom lugar” em termos de política monetária, mas que não é um lugar fixo.

“De um ponto de vista da política monetária, estamos num bom lugar. É um lugar fixo? Não, mas vamos fazer o que for preciso para assegurar que ficamos num bom lugar”, afirmou a presidente do BCE após a reunião que manteve as taxas de juro diretoras.

Em Florença, Itália, Lagarde destacou que o crescimento de 0,2% no terceiro trimestre ficou acima do esperado.

“Neste momento, não me queixaria demasiado do crescimento”, acrescentou, dizendo que, ainda assim, o bloco económico “pode fazer melhor”.

Lagarde assinalou ainda alguns riscos que foram aliviados nas últimas semanas, desde o acordo comercial entre Estados Unidos da América e União Europeia ao progresso nas relações entre Washington e Pequim, passando pelo recente cessar-fogo acordado no Médio Oriente.

A presidente do BCE considerou que a exposição ao risco está menor, tendo-se reduzido os riscos de abrandamento ou contração da economia.

Ainda assim, reconheceu os possíveis impactos de problemas em cadeias de abastecimento, como no caso dos semicondutores para a indústria automóvel.

Também a guerra da Rússia contra a Ucrânia “continua a ser uma fonte de grande incerteza”.

Sobre a inflação, Lagarde acredita que “o quadro é mais equilibrado”.

Sobre a decisão dos governadores, a responsável disse que houve “unanimidade absoluta” em manter as taxas de juro diretoras pela terceira vez consecutiva.

O BCE anunciou esta quinta-feira que vai manter as taxas de juro diretoras, incluindo a taxa de depósitos em 2,00%, considerada neutra para a zona euro, por não estimular ou travar o crescimento económico.

Numa nota divulgada no seu portal, o BCE refere que as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de depósito, às operações principais de refinanciamento e à facilidade permanente de cedência de liquidez manter-se-ão, assim, em 2,00%, 2,15% e 2,40%.

A próxima reunião do Conselho do BCE dedicada à política monetária está marcada para os dias 17 e 18 de dezembro, em Frankfurt, Alemanha.