Lapso dos hambúrgueres de André Ventura: Rita Matias diz que ofício dirigido aos deputados "tinha erro ortográfico"; Bruno Gonçalves afirma que portugueses merecem pedido de desculpa

Rita Carmona Direito | 11 de Setembro de 2025 às 22:16
A carregar o vídeo ...

Frente a Frente

Bruno Gonçalves (PS) e Rita Matias (Chega) estiveram Frente a Frente no NOW.

Bruno Gonçalves (PS) e Rita Matias (Chega) estiveram Frente a Frente no NOW na noite desta quinta-feira e falaram sobre o lapso de André Ventura, que confundiu a iniciativa Bürgerfest, uma Festa dos Cidadãos na Alemanha, com um festival de hambúrgueres.

Rita Matias afirmou que aquilo que se impunha, perante a situação em causa, era um jornalismo mais sério. "Se quisermos ir ver à letra o que se passou então é André Ventura que tem razão", defendeu. 

A deputada do Chega explicou que o ofício do Presidente da Assembleia da República dirigiu aos deputados, solicitando autorização para Marcelo Rebelo de Sousa se deslocar, "tinha um erro ortográfico."

"Para que a palavra Bürger signifique cidadão teu de ter um trema, ou então um 'u' e um 'e'", argumentou dizendo ainda que o Presidente da República viajou várias vezes por motivos desnecessários. 

"Fez mais de 150 viagens e apenas 20 foram oficiais", reiterou. 

Por sua vez, Bruno Gonçalves começou por dirigir uma palavra de solidariedade ao jornalismo "porque ultimamente este é sempre atacado quando o Chega quer desviar as atenções". 

"André Ventura dizia que um órgão de comunicação social tinha tanta dificuldade com a verdade, mas eu percebo como é que ele entende tão bem sobre isso. Porque também tem mesmo dificuldade com a verdade", acusou o eurodeputado. 

Bruno Gonçalves diz que o líder do Chega podia ter pedido desculpa, mas em vez disso apagou apenas o vídeo.