Líder do Chega admite que cometeu erro de tradução

| 11 de Setembro de 2025 às 21:10
A carregar o vídeo ...

André Ventura

Esta quinta-feira, depois de ter eliminado o vídeo das redes sociais, André Ventura voltou a criticar o número elevado de viagens que Marcelo Rebelo de Sousa realiza.

A polémica começou com um erro de tradução, por parte do presidente do Chega. Apesar de não dominar a língua alemã, André Ventura foi assertivo, na crítica direcionada ao Presidente da República. 

Num primeiro momento, a crítica foi direcionada a Marcelo Rebelo de Sousa, pelo facto do chefe de estado estar a viajar para a Alemanha, para um festival de hambúrgueres, quando, na verdade, André ventura se referia à iniciativa Bürgerfest, conhecida como uma festa histórica dedicada aos Cidadãos, em Berlim.

Esta quinta-feira, em resposta aos jornalistas, o líder do Chega admitiu o erro. Ainda assim, mesmo depois perceber o contexto do festival, continuou a atribuir a culpa ao Presidente da República, acusando-o de realizar viagens desnecessárias.

O erro de tradução de André Ventura, acabou por levar o partido a ser o único na Assembleia da República, a votar contra a deslocação do chefe de Estado para Berlim.

Esta quinta-feira, já na capital alemã, quando questionado pelos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que o número elevado de viagens que tem realizado deve-se ao facto de, cada vez mais, Portugal ter mais relações diplomáticas.

Na sequência dos comentários que a polémica gerou, esta quinta-feira, a publicação de André Ventura foi eliminada das redes sociais.