Porta-voz do Livre, Rui Tavares
Rui Tavares criticou ainda a forma com o Governo está a lidar com a questão da flotilha que vai levar Mariana Mortágua a Gaza.
O porta-voz do Livre, Rui Tavares, defendeu que é essencial que Portugal reconheça a Palestina “enquanto Estado independente e soberano”. Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, depois da reunião do Livre com o Governo, Rui Tavares apelou o Governo a reconhecer a Palestina “o quanto antes”.
Rui Tavares criticou ainda a forma como o executivo tem lidado com a questão da flotilha que vai levar a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, à Faixa de Gaza, juntamente com outros dois portugueses, para levar ajuda humanitária aos palestinianos.
“Das duas, uma: ou o Estado português, por alguma razão, desaconselha a ida [...] ou então, evidentemente que tem obrigações de acompanhamento e até de proteção, nomeadamente quando há uma representante eleita pelo povo português que está nessa flotilha”, defendeu.
A deputada Mariana Mortágua, o ativista Miguel Duarte e a atriz Sofia Aparício saíram de Barcelona este domingo, em direção a Gaza, para levar ajuda humanitária ao enclave.
O Governo começou a receber esta quarta-feira os partidos com assento parlamentar para discutir a guerra na Faixa de Gaza, o Orçamento de Estado para 2026, a lei da nacionalidade e dos estrangeiros e a criação de novas freguesias.