Livre diz que Orçamento do Estado dá mais poder "a quem já o tem”

Inês Simões Gonçalves | 20 de Novembro de 2025 às 13:39
A carregar o vídeo ...

Livre diz que Orçamento de Estado dá “mais poder a quem já o tem”

A líder parlamentar do partido lembrou que o votou “muito convictamente” contra o orçamento na generalidade.

A líder parlamentar do Livre, Isabel Mendes, criticou esta quinta-feira, no debate do Orçamento do Estado na especialidade, que o diploma do Governo não resolve os problemas na Habitação, na Saúde nem no trabalho. 

“O Governo acha que modernizar o trabalho é torná-lo precário e que o crescimento se faz dando mais poder a quem já o tem”, defendeu. 

Isabel Mendes lembrou ainda que o Livre votou “muito convictamente” contra o orçamento na generalidade. 

“Este é um Orçamento do Estado que confirma uma orientação política num país onde não se consegue comprar casa, onde não se sabe onde é que o nosso bebé vai nascer”, acusou ainda. 

O debate do Orçamento do Estado para 2026 na especialidade começou esta quinta-feira. A discussão na Assembleia da República vai durar cinco dias, com uma pausa para as celebrações do 25 de Novembro. O encerramento do debate e a votação final ficam marcados para 27 de novembro.  

Este ano, os partidos bateram recordes e entregaram 2176 propostas de alteração ao orçamento. O PSD/CDS-PP entregou 57 propostas, o Chega entregou 614, o PS 117, a Iniciativa Liberal 112, o Livre 330, o PCP 532, o BE 182, o PAN 180 e o JPP 50.