Louvre continua fechado devido ao assalto deste domingo
Imagens gravadas por um turista mostram o momento do roubo e corroboram o depoimento das testemunhas. Em sete minutos, os assaltantes conseguiram levar oito joias, enquanto o museu estava aberto.
No único registo vídeo conhecido do assalto ao Louvre, em Paris, vê-se uma pessoa com um colete amarelo e um capuz preto junto a uma das vitrinas na galeria Apollon. Ao fundo da sala, vê-se visitantes, visto que o museu estava aberto no momento do assalto. O investigador realça que o roubo aconteceu quando o museu já estava aberto e a funcionar, tal como as testemunhas tinham afirmado.
Oito objetos de valor incalculável foram levados. As joias pertenciam a coleção de Napoleão. Entre os artigos havia um colar e brincos de Marie Louise e a coroa de Marie Amelie, com acessórios a condizer.
A coroa da imperatriz Eugénia foi o nono objeto que os assaltantes tentaram levar, mas acabou por ser recuperado no local, com danos. A peça de ouro ornamentada contém 1354 diamantes e 56 esmeraldas.
No assalto, que durou sete minutos, os suspeitos terão chegado de trotinete e utilizado um empilhador estacionado na margem do rio Sena. Fizeram-no subir até à altura de uma janela do primeiro andar e dois dos elementos subiram o elevador de carga, enquanto outros dois ficaram do lado de fora, cada um com uma mota.
Para passarem mais despercebidos no interior, os quatro vestiram refletores amarelos, de forma a serem reconhecidos como trabalhadores das obras que decorriam naquela parte do edifício.
Duas vitrinas de alta segurança foram atacadas e os ladrões conseguiram levar oito joias. Assim que os assaltantes escaparam pela janela, seguiram com os outros dois suspeitos que os esperavam.
Segundo a procuradora de Paris, o roubo parece ter sido cometido por quatro criminosos que, apesar de não estarem armados, chegaram a ameaçar os guardas com as rebarbadoras.
As autoridades continuam a investigar e a hipótese de interferência não está excluída.
O Presidente francês garantiu que as obras vão ser recuperadas e classificou o assalto como um ataque ao património do país. Por sua vez, o ministro da Justiça disse que o assalto passa uma imagem deplorável de França. Acrescentou que as autoridades falharam ao não impedir o roubo.
Depois de um dia fechado, devido ao roubo de várias joias, na manhã desta segunda-feira formaram-se longas filas para entrar, um cenário habitual que se repete na capital francesa. Ainda assim, o museu vai permanecer fechado.