A carregar o vídeo ...

Luís Montenegro reúne com Xi Jinping em Pequim

O primeiro-ministro português apelou ao Presidente da República Popular da China para interferir junto da Rússia, a respeito da guerra em curso na Ucrânia.

Luís Montenegro aterrou esta segunda-feira, em Pequim, a primeira paragem de uma visita à Ásia, que também o vai levar rumo a Macau e ao Japão. No entanto, foi só esta terça-feira que a agenda oficial do primeiro-ministro começou. 

Em conversa, com o presidente da China, Xi Jinping, no primeiro dia da visita oficial ao país, o primeiro-ministro português referiu a guerra na Ucrânia. No encontro no Grande Palácio do Povo, Luís Montenegro apelou a Xi Jinping para que use a influência junto da Rússia para que a paz seja alcançada.  

À margem da visita, Luís Montenegro foi questionado pelos jornalistas sobre que informações dispõe o Governo sobre o ataque à Missão Humanitária Flotilha, onde estão três portugueses, incluindo Mariana Mortágua. O ataque ao navio de bandeira portuguesa causou um pequeno incêndio a bordo, mas foi rapidamente extinto. Registaram-se apenas danos superficiais na embarcação que vai conseguir voltar a viajar a partir de quarta-feira. 

Na comitiva que voou até Pequim fazem também estão Paulo Rangel, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Manuel Castro Almeida, ministro da Economia e da Coesão Territorial, e Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia. O executivo de Luís Montenegro segue, agora, para Macau.