Guerra e Paz
"Eu tenho dúvidas, mas não se pode colocar de parte que Putin cometa essa loucura, como, aliás, parecia ser uma loucura fazer uma invasão à Ucrânia", meniconou no NOW.
O especialista em Relações Internacionais Luís Tomé foi o convidado do programa Guerra e Paz desta segunda-feira, que conta com o especialista NOW Germano Almeida. "Trump ainda tem condições de promover a Paz?" foi a questão de partida desta edição.
Questionado sobre se a Rússia se estaria a preparar para atacar a Finlândia, Luís Tomé referiu que há alguns meses que serviços de informações da NATO, da Alemanha, do Reino Unido, dos Países Bálticos e da Finlândia dizem que os russos se estão a preparar para consumar, num prazo de três anos, um ataque para lá da Ucrânia.
"Outros dizem que será antes disso e que pode acontecer mais cedo, aproveitando a incapacidade europeia, a não produção suficiente e o distanciamento da administração de Trump", referiu.
"Eu tenho dúvidas, mas não se pode colocar de parte que Putin cometa essa loucura, como, aliás, parecia ser uma loucura fazer uma invasão à Ucrânia", acrescentou Luís Tomé.
O especialista em Relações Internacionais mencionou ainda que acredita que o primeiro país alvo, caso se venha a concretizar outra invasão, será a Moldávia.