Guerra e Paz
No NOW, o especialista em Relações Internacionais sublinhou que a China aproveita "sempre estes momentos para ditar a sua tradicional dicotomia".
Luís Tomé, especialista em Relações Internacionais, foi o convidado do programa Guerra e Paz desta segunda-feira, que conta com o especialista NOW Germano Almeida. A cimeira da Organização de Cooperação de Xangai foi o foco desta edição.
Questionado por Germano Almeida sobre se esta reunião representa um momento de "afirmação ainda maior" do Presidente chinês, Luís Tomé considerou que esta é "mais uma das horas" de Xi Jinping.
"É, obviamente, mais um daqueles momentos em que Xi Jinping, enquanto anfitrião, aproveita para se afirmar como um grande líder mundial e apresentar a sua visão de uma ordem mundial reconstruida à sua maneira", sustentou.
De seguida, o especialista afirmou que, entre os Estados e parceiros de diálogo da Organização Constitucional de Xangai, "que ocupa no fundo a Eurásia", a China aproveita "sempre estes momentos para ditar a sua tradicional dicotomia".
"Por um lado, denuncia aquilo que ele critica, como um comportamento de bullying, mentalidade de guerra fria, e contrapondo a sua visão e proposta para a ordem mundial, que vem desde 2013 e hoje, no seu discurso, lança mais uma iniciativa global neste caso de governação", destacou.