Guerra e Paz
No NOW, o professor catedrático de Relações Internacionais criticou ainda o Presidente norte-americano por ter elogiado a postura do homólogo russo, Vladimir Putin, ao lado de Volodymyr Zelensky.
O professor catedrático de Relações Internacionais Luís Tomé foi convidado do programa Guerra e Paz — da autoria de Germano Almeida — desta terça-feira.
"Continua a discutir-se muito a questão das garantias de segurança [para a Ucrânia], mas se Donald Trump diz que a Ucrânia não pode entrar na NATO, se não quer tropas americanas no terreno, se os russos dizem que eventuais soldados de países da NATO em território ucraniano serão alvo legítimo, como é que pode haver de facto garantias de segurança?", começou por questionar o professor.
Luís Tomé mencionou ainda a questão das reparações e da reconstrução da Ucrânia, que ainda está por ser resolvida, com a central de Zaporijia na mira da ofensiva militar russa. "Como é que isto vai ser pago?", voltou a questionar.
O professor catedrático de Relações Internacionais criticou ainda o Presidente norte-americano por ter elogiado a postura do homólogo russo, Vladimir Putin, ao lado de Volodymyr Zelensky.
"É impressionante como é que ao lado do Presidente ucraniano, depois de ter telefonado para o Presidente Putin, [Trump] elogia Putin várias vezes e a Rússia, tendo o desplante não só de dizer que Putin está mesmo interessado na paz como a Rússia vai ajudar a Ucrânia e quer que esta seja bem sucedida", concluiu.