Mais de 14 mil condutores apanhados em excesso de velocidade durante operação ‘Viajar Sem Pressa’, da GNR e PSP
Durante os sete dias, foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar e de forma presencial mais de cinco milhões de veículos.
Mais de 14 mil condutores foram apanhados a conduzir em excesso de velocidade durante a operação ‘Viajar Sem Pressa’, realizada pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP) nas estradas do país.
A operação decorreu durante os dias 14 e 20 deste mês de outubro e realizou-se em duas vertentes. Por um lado, os elementos das forças de segurança realizaram trabalho pedagógico junto dos condutores, a quem alertaram para os perigos de circularem em velocidade excessiva em determinadas zonas. A outra vertente baseou-se na deteção de veículos em excesso de velocidade nas estradas do país onde apostaram sobretudo na colocação de radares em determinadas zonas.
Durante os sete dias, foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar e de forma presencial mais de cinco milhões de veículos.
Destes, 14.829 circulavam em excesso de velocidade pelo que vão receber a infração em casa dentro de várias semanas.
No decorrer da operação registaram-se 2788 acidentes que provocaram seis vítimas mortais, 50 feridos graves e 944 feridos leves. As vítimas mortais tinham entre 19 e 75 anos.
O distrito de Lisboa registou duas mortes, sendo que os outros acidentes mortais aconteceram em Leiria, Portalegre e Porto.
A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais.