Mais de 20 líderes mundiais estiveram reunidos no Egito para a Cimeira onde Trump assinou o acordo de paz para Gaza

| 14 de Outubro de 2025 às 00:05
A carregar o vídeo ...

tru.mp4

O encontro realizou-se no mesmo dia em que o presidente norte-americano visitou Israel e declarou o fim da era do terror e da morte na Faixa de Gaza.

A confirmação do fim da guerra no Médio Oriente foi dada, esta segunda-feira, pelo presidente dos Estados Unidos, uma das figuras que impulsionou o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas. 

Mais de 20 líderes mundiais estiveram presentes na Cimeira da paz realizada no Egito, que teve como objetivo discutir o futuro de Gaza e assinar o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas. O presidente turco, o presidente francês e o primeiro-ministro britânico foram algumas das figuras que marcaram presença no encontro.

Apesar do tema central discutido ter sido o conflito na Faixa de Gaza, o acordo foi assinado sem a presença de nenhum responsável do Hamas ou de Israel.

Numa primeira fase do plano do presidente norte-americano foi acordado o cessar-fogo entre Israel e o Hamas, assim como a devolução dos reféns sequestrados pelo Hamas. Além destes dois pontos, o plano prevê, ainda, a retirada das forças israelitas, assim como a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

Esta segunda-feira, Donald Trump confirmou que já começaram as negociações sobre a segunda fase do plano, que prevê não só a reconstrução do enclave palestiniano, como o desarmamento do Hamas e a gestão da faixa de Gaza.