Mário Centeno não vai ser reconduzido como governador do Banco de Portugal

Rita Carmona Direito | 21 de Julho de 2025 às 18:41
FOTO: ANTÓNIO COTRIM/Lusa

O NOW sabe que, apesar das declarações feitas este domingo na Madeira pelo primeiro-ministro, a elogiar o perfil de Centeno, o governador do Banco de Portugal não será reconduzido.

Mário Centeno não vai ser novamente o governador do Banco de Portugal (BdP), sabe o NOW. O mandato atual terminou este sábado e o anúncio do novo nome escolhido será feito quinta-feira no Conselho de Ministros, uma vez que o Governo não encontrou um nome dentro do prazo previsto.

Esta é uma decisão que contraria as últimas notícias, que davam conta que Mário Centeno iria ser reconduzido.

Recorde-se que Luís Montenegro esteve na Madeira, para a festa do Chão da Lagoa, e respondeu às perguntas dos jornalistas sobre quem seria novo governador.

“A decisão do Governo pode ser manter o atual governador ou substituí-lo. Para que não haja nenhuma dúvida, o doutor Mário Centeno reúne todos os requisitos para ser governador do Banco de Portugal, isso não está em causa”, adiantou este domingo.

O primeiro-ministro afirmou ainda que procura “uma pessoa competente e que garanta tudo aquilo que são o cumprimento das funções de um banco central”.