Mau tempo: “Há já muitas medidas que estão a chegar à vida das pessoas”, garante primeiro-ministro

Inês Simões Gonçalves | 13 de Fevereiro de 2026 às 18:17
A carregar o vídeo ...

Mau tempo: “Há já muitas medidas que estão a chegar à vida das pessoas”, garante primeiro-ministro

Esta sexta-feira o Governo já tinha contabilizado 18.500 pedidos de apoio quase metade dos quais para reconstrução de habitações afetadas pelas tempestades.

O primeiro-ministro garantiu esta sexta-feira que está em curso um programa nacional de superação para os estragos do mau tempo. Segundo Luís Montenegro, há já várias medidas que começaram a chegar à vida das pessoas. 

“Há algum otimismo, que não deve significar relaxe, nas próximas horas”, afirmou. 

Montenegro explicou que “ainda estamos sob uma precipitação intensa” e que vai haver “um pico na capacidade, nomeadamente, na Barragem da Aguieira”, por volta das 17 horas desta sexta-feira. 

“Estaremos sob pressão máxima até cerca das 19 horas, altura em que se poderá ter uma perspetiva mais clara relativamente àquilo que poderá suceder nos próximos dias”, acrescentou. 

Recorde-se que esta sexta-feira o Governo já tinha contabilizado 18.500 pedidos de apoio quase metade dos quais para reconstrução de habitações afetadas pelas tempestades. 

Segundo Montenegro, os apoios até cinco mil euros apenas precisam de demonstração fotográfica dos danos. Já as casas com impacto entre cinco e dez mil euros precisam de uma vistoria, que garantiu que será “rápida” e assegurada pelas autarquias.