Mercadona vai dar semana de férias extra aos trabalhadores em 2026

Jornal de Negócios | 19 de Dezembro de 2025 às 12:55
mercadona
mercadona

Cadeia de supermercados espanhola vai atribuir ainda, pelo segundo ano consecutivo, um bónus, correspondente a um mês de salário, aos 110 mil trabalhadores, dos quais 7500 em Portugal.

A Mercadona vai investir 380 milhões de euros na oferta de uma semana extra de férias e de um bónus correspondente ao salário a atribuir no próximo ano aos 110 mil trabalhadores que emprega em Portugal e Espanha.

Em comunicado, enviado esta sexta-feira, às redações, a cadeia de supermercados espanhola explica que o aumento de 24 para 29 dias úteis de férias por ano, que vai implicar um custo anual 100 milhões de euros, entra em vigor em 2026, mas "será consolidada para os restantes anos". A medida - enfatiza - representa "uma melhoria significativa na jornada anual dos trabalhadores com o objetivo de que todos os que fazem parte da Mercadona estejam 100% comprometidos e satisfeitos".

Em paralelo,  pelo segundo ano consecutivo, o comité de direção da Mercadona decidiu "distribuir por todos os trabalhadores, no próximo mês de março, uma gratificação extra no total de 280 milhões de euros, correspondente a um salário mensal, que acresce ao prémio anual por objetivos, de um ou dois salários mensais, dependendo do tempo de serviço".

"Com esta decisão, a Mercadona reconhece também o esforço individual e coletivo da sua extraordinária equipa, pilar fundamental para alcançar, ano após ano, magníficos resultados em produtividade, eficiência e gestão, essenciais para atingir as metas e objetivos estabelecidos, após ter aumentado os salários de 100% da equipa em 8,5% em 2025", sublinha a retalhista.

A Mercadona emprega 7.500 trabalhadores em Portugal, onde chegou em 2019, onde o investimento nestas duas medidas é de 15 milhões de euros.