“Merecem há muito tempo poder acreditar na paz": Cardeal Américo Aguiar espera que Hamas e Israel adiram a plano de paz na Faixa de Gaza

Inês Simões Gonçalves | 03 de Outubro de 2025 às 22:57
A carregar o vídeo ...

Informação Privilegiada

O Bispo de Setúbal lembrou que, no início de outubro, o Papa Leão XIV pediu à Igreja Católica que rezasse “de modo especial” pela paz.

O cardeal Américo Aguiar esteve no programa Informação Privilegiada no NOW na noite desta sexta-feira e falou sobre a situação na Faixa de Gaza depois de o Hamas ter aceitado o plano de paz do Presidente norte-americano, Donald Trump. 

O cardeal começou por lembrar que os avanços e recuos no que diz respeito a um cessar-fogo em Gaza e na Ucrânia têm sido constantes, mas disse que quer acreditar que o Hamas e Israel tenha mesmo aderido a este plano. 

“Todos já merecem há muito tempo terem a possibilidade de acreditar [...] nessa paz que se possa aproximar”, defendeu. 

O Bispo de Setúbal lembrou que, no início de outubro, o Papa Leão XIV pediu à Igreja Católica que rezasse “de modo especial” pela paz. 

Recorde-se que o Hamas fez 251 reféns no dia 7 de outubro de 2023 e, atualmente, está na posse de 48 e acredita-se que 20 estejam vivos. 

“Estou convencido que, eventualmente, as vítimas mortais podem ser mais do que aquelas que ainda estão vivas, mas temos de acreditar até ao fim. Certamente que as famílias dos reféns esperam que os seus familiares e amigos estejam no meio daqueles que estão vivos”, concluiu.