Merz convencido de que reunião entre Zelensky e Putin não vai acontecer

Joana Ramalho | 29 de Agosto de 2025 às 10:58
A carregar o vídeo ...

Friedrich Merz

Após a reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin no Alasca, na semana passada, os esforços diplomáticos para pôr fim à guerra na Ucrânia pareceu ganhar força.

O Chanceler alemão, Friedrich Merz, admitiu, nesta quinta-feira, que não acredita que vá haver uma reunião entre o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Num encontro entre Merz e o Presidente francês, Emmanuel Macron, no Fort de Bregancon, residência presidencial de verão em Bormes-les-Mimosas, sudeste de Franca, o governante alemão afirmou que é necessário conversar sobre "as grandes questões da atualidade", uma vez que é "evidente" que não haverá negociações entre Kiev e Moscovo.

"Isto contraste com o que foi acordado entre o Presidente Trump e Putin, na semana passada, quando estiveram juntos em Washington", acrescentou.

Após a reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin no Alasca, na semana passada, os esforços diplomáticos para pôr fim à guerra na Ucrânia pareceu ganhar força. No entanto, surgiram poucos detalhes sobre os próximos passos desde então.

Os líderes ocidentais têm acusado Putin de evitar negociações sérias para atingir a paz, à medida que os militares russos avançam cada vez mais para o interior do território ucraniano.