“Mesmo com Trump os Estados Unidos mantêm-se claros em ajudar o Taiwan do ponto de vista militar”, diz Germano Almeida
O especialista em geopolítica realçou que “não deixa de ser uma surpresa o facto de este ano terminar com uma grande venda de armas americanas a Taiwan”.
O especialista em geopolítica Germano Almeida, no programa Guerra e Paz, na noite desta sexta-feira, falou sobre as acusações da China aos Estados Unidos, por acelerar um cenário de guerra ao vender armas ao Taiwan.
Germano Almeida realçou que “não deixa de ser uma surpresa o facto de este ano terminar com uma grande venda de armas americanas a Taiwan”.
“Estamos a falar de um total de 11,1 mil milhões de dólares de venda de armas dos Estados Unidos ao Taiwan com a Administração Trump. Já está bastante acima daquilo que foram as vendas de armas nos quatro anos de Biden”, salientou.
O especialista explicou que é uma surpresa porque, no discurso, “Trump não parece tão assertivo como Biden parecia em travar a China de fazer uma invasão militar”. Segundo Germano Almeida, o líder norte-americano parecia mais aberto nas negociações com Xi Jinping.
“Mesmo com Trump, os Estados Unidos mantêm-se claros em ajudar o Taiwan do ponto de vista militar”, concluiu.