Miguel Duarte relata momento em que drone atinge embarcação da flotilha humanitária a Gaza

| 09 de Setembro de 2025 às 15:39
A carregar o vídeo ...

Miguel Duarte, ativista

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, e a atriz Sofia Aparício também integram a flotilha, mas não se encontravam na embarcação na altura do ataque.

Esta segunda-feira, um drone atingiu uma embarcação com bandeira portuguesa que seguia na frotilha humanitária a Gaza. O ativista português Miguel Duarte assistiu ao momento e conta que o drone esteve a cerca de quatro metros acima da cabeça. 

“Ontem à noite, estava no convés [de um dos navios] e ouvi um drone. Saí da cobertura e vi um drone, a pairar a cerca de três ou quatro metros acima da minha cabeça. Chamei os meus colegas da tripulação, dois de nós ficámos ali, com o drone [...]. Depois vimo-lo a deslocar-se para a parte da frente do convés [...]. Ficou ali uns segundos e depois lançou a bomba”, relatou. 

O ataque causou um pequeno incêndio a bordo, mas foi rapidamente extinto pela tripulação. Apenas se registaram danos superficiais no navio e ninguém ficou ferido. 

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, e a atriz Sofia Aparício também integram a flotilha, mas não se encontravam na embarcação na altura do ataque. Apesar do susto Mariana Mortágua defende que missão deve continuar.