Milhares de pessoas manifestam-se na contra a corrupção nas Filipinas
A manifestação acontece numa altura em que decorrem investigações a projetos multimilionários do Governo, relacionados com o alegado controlo de cheias, que nunca foram concluídos.
Cerca de 13 mil pessoas marcaram presença na manifestação na capital das Filipinas, este domingo. Nas ruas fizeram-se ecoar gritos de revolta contra a corrupção no país. Apesar de o Presidente das Filipas ter apelado para que o protesto de realizasse de uma forma pacífica, registaram-se episódios de confrontos com as autoridades, nas ruas de Manila.
Várias estradas foram cortadas, numa altura em que a polícia tentou evitar episódios de violência.
As embaixadas dos Estados Unidos e da Austrália apelaram aos cidadãos norte-americanos e australianos para ficarem longe dos protestos, como uma medida de precaução.
A manifestação acontece numa altura em que decorrem investigações a projetos multimilionários do Governo, relacionados com o alegado controlo de cheias, que nunca foram concluídos. Em agosto, o presidente das Filipinas já tinha ordenado uma investigação sobre os projetos em causa.
Já Teddy Casino, o presidente de uma aliança de organizações de esquerda, exige agora que todos os responsáveis pelo crime de desvio de fundos públicos, sejam condenados a penas de prisão.
O escândalo com o Governo já tinha levado milhares de estudantes a manifestarem-se na cidade de Quezon, no dia 12 de Setembro.