Forças policiais vão poder usar câmaras nas fardas em 2026
Além das ‘bodycams’, foram também autorizadas mais de 1480 câmaras de videovigilância, que vão ser operacionalizadas pelas Câmaras Municipais, segundo a ministra da Administração Interna.
A ministra da Administraçao Interna anunciou esta quinta-feira que em 2026 as forças policiais vão poder usar câmaras nas fardas (‘bodycams’).
“O processo iniciado antes do XXIV Governo foi interrompido por vicissitudes judiciais que estão ultrapassadas e, por isso, contamos em 2026 ter pronto o processo para que as forças policiais possam ser devidamente apetrechadas no quadro rigoroso definido pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados”, declarou.
O Tribunal de Contas deu visto favorável ao contrato do Ministério da Administração Interna com a empresa Nos, para adquirir a plataforma que vai gerir estes dispositivos. O concurso público para a aquisição desta plataforma teve início ainda no Governo de António Costa, mas o processo foi interrompido duas vezes. Só em janeiro deste ano é que o Tribunal Supremo Tribunal Administrativo permitiu retomar o processo.
Além das ‘bodycams’, foram também autorizadas mais de 1480 câmaras de videovigilância, que vão ser operacionalizadas pelas Câmaras Municipais, segundo a ministra.