Ministra da Saúde substitui Presidente do INEM por Luís Cabral

Beatriz Torrete | 24 de Outubro de 2025 às 19:11
A carregar o vídeo ...

Presidente do INEM

Em janeiro deste ano, o processo para encontrar um novo Presidente do INEM foi aberto, mas interrompido devido à marcação das eleições antecipadas de maio.

Há pouco mais de um ano no cargo, Sérgio Janeiro está de saída do conselho diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). A decisão foi conhecida na reunião na noite desta quinta-feira, divulgou a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

O tenente-coronel médico foi nomeado para a Presidência do INEM com regime de substituição, em julho de 2024, depois de Vítor Almeida se ter demitido, mas permaneceu até ao momento.

Em janeiro deste ano, o processo para encontrar um novo Presidente do INEM foi aberto, mas interrompido devido à marcação das eleições antecipadas de maio.

O mandato que termina agora fica marcado pela polémica com o atraso no lançamento do concurso dos helicópteros, que obrigou a uma parceria com a Força Aérea e ao adiamento para 1 de novembro da plenitude do contrato com a empresa, que teria helicópteros a funcionar 24 horas por dia.

Houve também a greve de novembro do ano passado que levou à investigação de 12 mortes por atrasos no socorro.

O nome apontado para o cargo é o de Luís Cabral, antigo Secretário Regional da Saúde dos Açores, mas ainda nem chegou e a onda de contestação já surgiu. Em causa estão as falhas apontadas no sistema de emergência médica dos Açores, semelhantes às do INEM.

O anúncio deverá acontecer em breve, mas o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar já pediu ao Governo que reavalie a nomeação de Luís Cabral.