prof.mp4
Os docentes aposentados há pouco tempo vão receber uma remuneração extra, adicional à reforma. Um valor que deverá ser equivalente a mais um salário em início de carreira.
Centenas de professores aposentados já terão manifestado interesse em voltar a dar aulas. Esta foi a revelação do Ministro da Educação, no âmbito das medidas do Governo para combater a falta de docentes.
A proposta tinha sido aprovada em junho e parece agora dar alguns resultados. Consiste na contratação de docentes aposentados há pouco tempo e para disciplinas deficitárias com uma remuneração extra, adicional à reforma. Um valor que deverá ser equivalente a mais um salário em início de carreira.
O regresso de centenas de reformados às escolas pode ser um contributo positivo para a situação crítica que se vive na educação, mas ainda assim não chega a tempo.
O ministro Fernando Alexandre admitiu que milhares de alunos não vão ter professores no arranque do ano letivo, no entanto, garante que o compromisso do Governo é reduzir em 90% os 20 mil alunos que não tiveram professor a pelo menos uma disciplina.
Considera uma falha grave da escola pública, mas não deixa de culpar o anterior executivo por ter estado oito anos diante de um problema estrutural e não o ter enfrentado.