Abbas Araghchi
Os responsáveis norte-americanos têm exigido ao Irão que cesse completamente as suas atividades de enriquecimento de urânio, cedência que o Teerão não está disposto a fazer, dizendo que esta é uma questão "inegociável".
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araghchi, garantiu que não haverá acordo nuclear se os Estados Unidos insistirem em acabar com o enriquecimento de urânio.
"Ainda existem diferenças fundamentais entre nós. A parte americana não acredita no enriquecimento de urânio no Irão. Se for esse o seu objetivo, não haverá acordo", afirmou Araghchi, em resposta às recentes exigências dos responsáveis norte-americanos.
"No entanto, se quiserem que o Irão não avance para as armas nucleares, isso pode ser conseguido. Nós não procuramos armas nucleares", acrescentou.
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão destacou ainda que o acordo nuclear assinado entre o Irão e outros países em 2015 já não era eficaz, contudo “isso não significa que esteja morto”. Referiu por isso que o Plano de Ação Conjunto Global (JCPA) poderia ser revivido.
O Irão e os Estados Unidos já realizaram quatro rondas de conversações indiretas desde abril para debater esta questão e o levantamento das sanções americanas.
Isto porque os responsáveis norte-americanos têm exigido ao Irão que cesse completamente as suas atividades de enriquecimento de urânio, cedência que o Teerão não está disposto a fazer, dizendo que esta é uma questão "inegociável".