Portugal defronta a República da Irlanda, na quinta-feira, às 19h45, e um triunfo em Dublin garante logo à seleção nacional o apuramento para o Mundial2026, mas o empate poderá ser suficiente, caso a Hungria não vença na Arménia no mesmo dia.
Portugal começa esta segunda-feira a preparar na Cidade de Futebol, em Oeiras, o duelo com a República da Irlanda, marcado para quinta-feira, em Dublin, que pode confirmar o apuramento luso para o Mundial2026 de futebol.
A seleção nacional, que termina o Grupo F depois no domingo, no Estádio do Dragão, no Porto, frente à Arménia, tem o primeiro treino agendado para as 18:00, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.
Antes, às 17h00, também na Cidade do Futebol, em Oeiras, um jogador ainda a designar irá falar aos jornalistas em conferência de imprensa.
O avançado Carlos Forbs, do Club Brugge, é a grande surpresa nas escolhas do selecionador Roberto Martínez, numa lista de 26 jogadores em que não faz parte Nuno Mendes, lesionado.
Pedro Gonçalves e Pedro Neto ainda foram chamados pelo técnico espanhol, mas acabaram ambos por ser dispensados no domingo devido a problemas físicos.
Em contrapartida, o lateral João Cancelo e o médio João Neves estão de regresso depois de terem falhado o estágio de outubro por causa também de lesões.
Portugal defronta a República da Irlanda, na quinta-feira, às 19h45, e um triunfo em Dublin garante logo à seleção nacional o apuramento para o Mundial2026, mas o empate poderá ser suficiente, caso a Hungria não vença na Arménia no mesmo dia.
O apuramento, o nono da história de Portugal para um Campeonato do Mundo, já podia ter acontecido em outubro, caso tivesse vencido a Hungria, mas a seleção nacional acabou por ceder um empate (2-2) nos descontos, no Estádio José Alvalade.
Portugal lidera o Grupo F com 10 pontos, mais cinco do que a Hungria, segunda classificada, seguida da República da Irlanda, com quatro, e da Arménia, com três.
O vencedor do grupo assegura um lugar na fase final do torneio que se vai disputar no próximo ano, nos Estados Unidos, no Canadá e no México, e que pela primeira vez vai ter 48 seleções. Já o segundo colocado terá de disputar os play-offs.
Lista dos 24 convocados:
- Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Sporting) e José Sá (Wolverhampton, Ing).
- Defesas: Diogo Dalot (Manchester United, Ing), Nelson Semedo (Fenerbahçe, Tur), João Cancelo (Al Hilal, Ara), Gonçalo Inácio (Sporting), Rúben Dias (Manchester City, Ing), António Silva (Benfica) e Renato Veiga (Villarreal, Esp).
- Médios: João Palhinha (Tottenham, Ing), Rúben Neves (Al Hilal, Ara), João Neves (Paris Saint-Germain, Fra), Matheus Nunes (Manchester City, Ing), Vitinha (Paris Saint-Germain, Fra), Bruno Fernandes (Manchester United, Ing) e Bernardo Silva (Manchester City, Ing).
- Avançados: João Félix (Al Nassr, Ara), Francisco Trincão (Sporting), Francisco Conceição (Juventus, Ita), Rafael Leão (AC Milan, Ita), Carlos Forbs (Club Brugge, Bel), Gonçalo Ramos (Paris Saint-Germain, Fra) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr, Ara).