Major-General Isidro Morais Pereira
No NOW, o Major-General afirmou que Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo, "veio mais uma vez pôr em questão a legitimidade do Presidente da Ucrânia".
O Major-General Isidro Morais Pereira esteve no NOW na noite desta sexta-feira e considerou que um encontro entre o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o homólogo russo, Vladimir Putin, "nunca existirá".
"Não é vontade do líder russo encontrar-se com Vladimir Zelensky, até porque esta retórica é, mais uma vez, uma retórica estafada. É usar determinados artifícios de pensamento e análise", começou por dizer o especialista, referindo-se às condições de Moscovo para um encontro com Zelensky.
O Major-General continuou por afirmar que Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo, "veio mais uma vez pôr em questão a legitimidade do Presidente da Ucrânia".
"Diz que não é legítimo porquê? Porque ao fim dos quatro anos [de mandato] não realizou eleições. Bom, a própria Constituição da Ucrânia prevê que, nesta situação de guerra, e que foi declarada várias vezes, uma situação de exceção, está perfeitamente previsto que não há eleições, tal como aconteceria em Portugal se estivesse em guerra", destacou.