NOW

«Não podemos olhar para qualquer tipo de acordo que se celebre hoje como definitivo. O mundo está mais dinâmico do que nunca»: Major-General Isidro de Morais Pereira

| 21 de Janeiro de 2026 às 23:55
A carregar o vídeo ...

Guerra e Paz

«Os pequenos poderes, se se coordenarem entre si, passam a ser grandes poderes», acrescentou o Major-General Isidro de Morais Pereira, no programa Guerra e Paz, no NOW.

O Major-General Isidro de Morais Pereira foi o convidado do programa Guerra e Paz desta quarta-feira, que conta com o especialista Germano Almeida.

"Não podemos olhar para qualquer tipo de acordo que se celebre hoje como definitivo. O mundo está mais dinâmico do que nunca. Nós acordamos e estamos a ver a ordem internacional, liberal, baseada em regras, a desmoronar-se", começou por referir Isidro de Morais Pereira.

As declarações do especialista em Geopolítica acontecem depois de o Presidente Donald Trump ter anunciado um acordo com a NATO referente à Gronelândia e após ter recuado nas tarifas contra a Europa.

Neste sentido, o Major-General mencionou o discurso do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, na Cimeira de Davos, descrevendo-o como "brilhante".

"Foi um discurso absolutamente brilhante, onde ele faz a defesa da ordem internacional e diz que não vale a pena chorar sobre o leite derramado. (...) Os 'great powers' digladiam-se, desejam uma nova ordem mundial, baseada na força, no poder e na imposição da sua vontade, mas Mark Carney diz ao mundo: 'não, nós temos é que levantar a cabeça e olhar para a frente'. Os pequenos poderes, se se coordenarem entre si, passam a ser grandes poderes", sustentou.