Negócios grupo Impresa
O negócio com o grupo italiano Media For Europe tem como objetivo salvar o império do grupo que detém a SIC e o Expresso, que tem uma dívida superior a 140 milhões de euros.
Ainda não é certo que o negócio se concretize, nem quem vai ficar à frente do grupo Impresa. No entanto, os italianos vêm para 'controlar': a intenção da família Berlusconi é assumir a maioria do grupo que controla a "SIC" e o jornal "Expresso".
Para além da negociação de capital, está também em cima da mesa a dívida bancária do grupo Impresa, que ronda os 148 milhões de euros.
O responsável pelo contacto com a família Berlusconi é António Horta Osório, um banqueiro português.
Antes de o mercado internacional ser uma opção, o grupo Impresa procurou um financiamento de quatro milhões de euros junto de várias famílias portuguesas. Entre elas estiveram os Soares dos Santos, a família detentora do grupo Jerónimo Martins.
O acordo acabou por falhar, segundo o artigo da revista Sábado, no qual indica que os Soares dos Santos queriam o controlo de gestão do grupo Impresa e que Francisco Pedro Balsemão abandonasse o cargo de CEO.