Nininho Vaz Maia investigado por alegado envolvimento em rede de tráfico de droga

Correio da Manhã | 08 de Maio de 2025 às 15:56
A carregar o vídeo ...

Nininho Vaz Maia

A Polícia Judiciária (PJ) acredita ter reunido provas suficientes para o responsabilizar criminalmente.

Nininho Vaz Maia, conhecido cantor português de 37 anos, está a ser investigado por suspeitas de envolvimento numa rede internacional de tráfico de droga. A Polícia Judiciária (PJ) acredita ter reunido provas suficientes para o responsabilizar criminalmente.

Segundo informações obtidas no âmbito da investigação, o grupo de traficantes com o qual Nininho Vaz Maia alegadamente colaborava utilizava uma aplicação de comunicação encriptada, conhecida como SKY ECC — apelidada pelas autoridades como o “WhatsApp dos traficantes” — para realizar transações monetárias e negociações relacionadas com o tráfico de cocaína.

A rede criminosa, agora desmantelada, dedicava-se ao transporte de droga por via aérea, operando sobretudo entre a América do Sul e Portugal. A PJ refere que várias das comunicações intercetadas nesta plataforma, desmantelada numa megaoperação europeia no início de 2023, têm sido consideradas válidas como prova em diversos julgamentos por toda a Europa. Um dos casos mais mediáticos foi o de “Xuxa”, considerado um dos maiores traficantes em Portugal, condenado a 20 anos de prisão em novembro do ano passado.

Na passada sexta-feira, dezenas de inspetores da PJ executaram mais de 30 mandados de busca no âmbito desta operação. Cinco pessoas foram constituídas arguidas, entre as quais Nininho Vaz Maia. Duas pessoas chegaram a ser detidas, mas acabaram por sair em liberdade, sujeitas ao termo de identidade e residência.

O cantor nega todas as acusações e, através da sua equipa, já veio a público afirmar a sua inocência, garantindo que está a colaborar com as autoridades.