Mau tempo em Portugal
A proteção civil alertou para a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas e o transbordo do leito de cursos de água.
A semana começou com chuva forte, vento e trovoada em todo o país. Em Loures e Lisboa, a noite ficou marcada por chuva intensa. Em São João da Talha, houve registo de inundações provocadas pela chuva forte.
Mais a norte, em Dornes, a chuva e o vento forte causaram a derrocada de uma pedra de grandes dimensões.
Entre a meia-noite e as sete horas da manhã desta terça-feira, a Proteção Civil registou 173 ocorrências devido ao mau tempo. 61 foram inundações e 70 foram limpezas de via. A maioria na zona norte e no Algarve.
Sem vítimas ou desalojados, a Proteção Civil mantém os avisos à população, uma vez que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém os avisos meteorológicos. De acordo com o IPMA, a maioria dos distritos do país estão sob aviso amarelo.
Para esta terça-feira, a previsão é de 18ºC para o Porto e Algarve e 17ºC para lisboa. Quarta-feira há uma descida temperatura, com o Porto a registar 15ºC, lisboa 16ºC e o Algarve mantém os 18ºC.
Está prevista chuva forte, acompanha de trovoada e ocasionalmente granizo, em especial nas regiões Centro e Sul e no Litoral Norte.
O cenário pode ser acompanhado por vento a chegar aos 75 quilómetros por hora no litoral e terras altas. As previsões apontam ainda para agitação marítima, sobretudo na costa ocidental e a sul do Cabo Carvoeiro.
A proteção civil alertou para ocorrência de inundações, em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas e o transbordo do leito de cursos de água.