Nova SBE recebe bolsa europeia para estudar literacia financeira

Correio da Manhã | 18 de Junho de 2025 às 11:01
Miguel Ferreira recebe bolsa do Conselho Europeu de Investigação
Miguel Ferreira recebe bolsa do Conselho Europeu de Investigação

Nova SBE conquista financiamento do Conselho Europeu de Investigação para estudar o impacto da literacia financeira na população ativa

Carcavelos, 17 de junho de 2025 — A Nova school of business& Economics (Nova SBE) reforça a sua posição de liderança na investigaçãocientífica na Europa, ao manter-se como a única instituição nacional a obter financiamento do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council –ERC) nas áreas de economia, finanças e gestão (painel SH1 – Individuals, Markets and Organisations). O projeto FINANCEforALL, liderado por Miguel Ferreira, Professor Catedrático e Vice-Dean da Nova SBE, foi distinguido com uma ERC Advanced Grant, a primeira atribuída em Portugal neste painel. O estudo visa avaliar o impacto da formação em literacia financeira junto da população ativa portuguesa, analisando não só os efeitos diretos sobre o conhecimento e comportamento financeiro dos indivíduos, mas também os impactos indiretos nos seus colegas de trabalho, empresas e economias locais. “A educação financeira é essencial para o bem-estar das famílias e a resiliência das economias. Este projeto vai permitir, pela primeira vez, compreender deforma rigorosa e em larga escala os efeitos reais da literacia financeira no contexto laboral e territorial.”
— Miguel Ferreira, Investigador Principal do projeto FINANCEfor ALLComum desenho experimental inovador, que envolve intervenções de grande escala anível de municípios, empresas e trabalhadores, o projeto combina dados de inquéritos recolhidos durante as experiências com fontes administrativas únicas— incluindo registos de crédito, impostos, propriedade e transações bancárias —para medir os efeitos de curto e longo prazo em áreas como ativos, rendimento, consumo, poupança, emprego e empreendedorismo. Para este efeito o projeto conta como parceiros o Banco de Portugal e o Instituto Nacional de Estatística. Este será o primeiro estudo a nível internacional a analisar os efeitos diretos e colaterais da educação financeira no local de trabalho, oferecendo novas perspetivas sobre o seu impacto económico e social. Este estudo permite alargar o programa gratuito de literacia financeira “Finanças para Todos”, desenvolvido pela Nova SBE com o apoio da Fidelidade, às empresas nacionais e em particular às PME. “Esta distinção confirma a excelência da investigação realizada na Nova SBE, bem comoo seu compromisso com temas que fazem a diferença na vida das pessoas e nasociedade.”
— Reitoria da Universidade NOVA de LisboaEstaé a terceira bolsa atribuída pelo ERC a projetos da Nova SBE, após as bolsas conquistadas por Miguel Ferreira (ERC Starting Grant, 2012) e Alex Armand (ERCStarting Grant, 2021). Esta nova distinção reconhece o percurso excecional de Miguel Ferreira, cuja investigação em finanças tem vindo a ser amplamente publicada e premiada a nível internacional. “O financiamento do ERC é um dos mais prestigiados a nível europeu. Atribuir estabolsa à Nova SBE é um reconhecimento da relevância global da investigação queaqui se faz e um orgulho para Portugal.”
 PedroOliveira, Dean da Nova SBEAsERC Advanced Grants destinam-se a investigadores seniores com carreiras científicas consolidadas, permitindo-lhes desenvolver projetos de elevada ambição, com potencial de gerar avanços significativos no conhecimento. Este novo financiamento reforça a posição da Nova SBE como referência internacional na produção de ciência em economia, gestão e ciências sociais.Sobrea Nova SBEaNova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVAde Lisboa. O atual Diretor é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensinosuperior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. A grande maioria dos cursos de licenciatura e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.

Sobre Miguel FerreiraInvestigador de reconhecido internacionalmente, é Vice-Dean da Nova SBE e Professor Catedrático na mesma escola, onde detém a Cátedra Banco BPI–Fundação “la Caixa” em Finanças Responsáveis. Coordena aindao programa de literacia financeira “Finanças para Todos”, uma parceria entre a Nova SBE e a Fidelidade. Doutorado em Finanças pela University of Wisconsin-Madison, centra a sua investigação nas áreas de finanças empresariais, governo das sociedades e mercados financeiros. Ao longo de uma carreira académica consolidada, publicou em diversas revistas científicas de referência internacional e foi distinguido com vários prémios pela qualidade da sua investigação. É igualmente Research Associate do European Corporate GovernanceInstitute (ECGI) e do Centre for Economic Policy Research (CEPR).