Novo sistema de controlo de fronteiras e estrangeiros descontrola tempo de espera no aeroporto de Lisboa

| 17 de Outubro de 2025 às 15:24
A carregar o vídeo ...

Novo sistema de controlo de fronteiras e estrangeiros descontrola tempo de espera no aeroporto de Lisboa

Em causa está a criação de apenas 16 postos nas chegadas, cada um apenas com dois agentes da Polícia de Segurança Pública, para processar a chegada de milhares de passageiros de países fora do Espaço Schengen.

As filas são de horas e há quem espere o mesmo tempo do voo, desde a aterragem na pista até à saída do aeroporto. Os atrasos nas filas levam agora passageiros a perder voos de ligação. Outras viagens chegam mesmo a ser canceladas.  

Em causa está o novo sistema de controlo de fronteiras. É eletrónico e entrou em funcionamento no passado domingo. Na origem do problema estão os poucos postos de controlo criados, que não têm capacidade suficiente para um processamento célere.   

Nas chegadas do aeroporto de Lisboa foram instaladas 16 cabines com dois agentes da PSP cada. Só no domingo, chegaram ao aeroporto de Lisboa mais de 5700 pessoas vindas de países fora do espaço Schengen. Há 14 postos fronteiriços destinados aos passageiros de quem voa para esses países.  

As companhias aéreas e algumas agências de viagens já estão mesmo a avisar os passageiros. Pedem-lhes que cheguem ao aeroporto quatro horas antes do voo para evitarem problemas.   

De acordo com a empresa Aeroportos de Portugal, os sistemas que fazem o reconhecimento eletrónico dos passageiros têm estado com problemas no funcionamento.   

Também a falta de espaço no aeroporto de Lisboa agrava esta realidade. Com 83 anos, o espaço já sofreu obras de renovação, mas segundo a administração, não há forma de colocar mais postos de controlo a funcionar.   

A gestora aeroportuária garante que está a colaborar com as autoridades e a ajudar os passageiros, nomeadamente a dar-lhes comida e água.   

O problema também está a afetar os aeroportos do Porto e de Faro, mas em menor grau.