Documento da última inspeção preventiva feita ao elevador da Glória
A vistoria acontece todas as semanas, no entanto, a última manutenção do ascensor foi no ano passado.
Este é o último relatório que diz respeito à verificação dos cabos: trata-se de uma inspeção preventiva que é feita todas as quarta-feiras, cujo objetivo é perceber se os ascensores têm algum prolema.
É uma peritagem que demorou apenas meia hora e que foi apenas visual. Foram analisadas as correntes de funcionamento no carro um e dois, bem como uma verificação do estado do carril.
No mesmo sentido, foi averiguada a rede aérea e o cabo de equilíbrio.
Foi deixada também uma nota para, no caso de haver fios partidos, o carro ser parado de imediato, verificado e lubrificado.
O mesmo documento também dava conta que faltavam 263 dias para o cabo ser mudado.
Esta inspeção é feita por uma empresa externa.
Os carros estiveram sempre em movimento e nenhuma anomalia grave foi detetada. Assim, pelas 09h46, os técnicos deram a aprovação para os ascensores continuarem a funcionar.
Certo é que a última manutenção ao elevador da Glória, segundo a Carris, foi em 2024.
O monumento nacional esteve parado vários dias para uma inspeção técnica que a empresa diz ser periódica.
Segundo Manuel Leal, dirigente sindical, o facto de o procedimento ser feito por uma empresa externa é constestado pelos funcionários.
Os guarda-freios reportavam diferenças na manutenção realizada por várias pessoas, nomeadamente, “quanto ao nível de tensão dos cabos de sustentação” dos elevadores.
E esta tragédia poderá estar mesmo relacionada com o rebentamento do cabo que sustentava o carro que fazia a viagem para cima, segundo especialistas. Um verdadeiro horror que, para Manuel Leal, acabou por dar razão às queixas dos próprios trabalhadores.
O elevador da Glória, que transporta três milhões de pessoas por ano, já tinha sofrido um descarrilamento em 2018. Mas nessa altura, não houve vítimas.
Agora, o cenário é completamente diferente e esta já está a ser considerada a mais grave tragédia na cidade de Lisboa deste século.