"O desmantelamento da USAID pode resultar em 14 milhões de mortes até 20230", refere Catarina Caria

Rita Carmona Direito | 02 de Julho de 2025 às 23:59
A carregar o vídeo ...

Guerra e Paz

A analista NOW de Assuntos Internacionais diz que aquilo que Trump está a fazer "é criminoso", mas que o Presidente dos EUA já tinha dado sinais de que não compreendia a importância da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

Catarina Caria, analista NOW de Assuntos Internacionais, foi a convidada da edição desta quarta-feira do programa Guerra e Paz, onde comentou o tema: “Vai o Irão voltar a obrigar a uma nova Guerra dos 12 Dias?”

Sobre os cortes que Donald Trump tem feito a nível da ajuda humanitária, Catarina Caria refere que Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) tem desempenhado um papel fundamental em questões de saúde, principalmente nos países em desenvolvimento. 

"Preveniu mais de 91 milhões de mortes globalmente, precisamente através de alguns programas que estavam focados na prevenção e no combate à Sida, ou na vacinação. Portanto, os cortes e o desmantelamento desta agência pode resultar em 14 milhões de mortes até 20230", referiu a analista de Assuntos Internacionais.  

Sendo assim, Catarina Caria diz que aquilo que Trump está a fazer "é criminoso", mas que o Presidente dos EUA já tinha dado sinais de que não compreendia a importância da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.