«O fim da NATO já ocorreu. É uma instituição que precisa da confiança e atualmente não há ninguém no seu bom juízo que confie»

Rita Carmona Direito | 07 de Janeiro de 2026 às 22:57
A carregar o vídeo ...

Fernando Medina

O antigo ministro das Finanças Fernando Medina esteve no programa Informação Privilegiada.

O antigo ministro das Finanças Fernando Medina esteve no programa Informação Privilegiada desta quinta-feira e afirmou que Trump tem tornado claro que a operação na Venezuela é sobre os recursos que o país tem.

"Custa-nos a acreditar que seja tão franco. Ele está a assumir que vai lá roubar o petróleo venezuelano e diz de forma clara: temos direito a ele, é nosso. E aqueles barcos que estão aqui a passar já agora vamos capturá-los também porque têm algum que dá para ajudar a pagar as contas. As pessoas ficam perplexas mas a verdade é que isto está mesmo a acontecer à frente dos nossos olhos", explicou. 

Fernando Medina disse ainda estar convicto que se chegou a um ponto do ponto de vista de desenvolvimento da posição norte-americana que já não há capacidade de recuo. 

"É o fim da NATO. Eu acho que o fim da NATO já ocorreu no sentido em que a NATO é uma instituição que precisa da confiança. Não há ninguém no seu bom juízo que considere neste momento que possa confiar que Donald Trump venha aqui intervir, utilizar meios e vidas de norte-americanos, para proteger algum país dos russos. Ele está entendido com o Putin, aliás concordam no fundamental", destacou.