Minas Gerais
A região tem sido atingida por fortes chuvas.
Ruas cobertas de lama, casas destruídas e mais de dez mortos. É o resultado do deslizamento de terras provocados por chuvas torrenciais no estado de Minas Gerais, no Brasil.
O balanço mais recente divulgado pelos bombeiros revela que nove pessoas morreram na cidade de Ipatinga, a região mais afetada pelas chuvas. Entre as vítimas mortais está uma criança de oito anos. O corpo foi encontrado pelos bombeiros nos escombros de uma casa.
Está ainda uma pessoa está desaparecida, sendo que quatro membros da sua família foram encontrados mortos.
O governador de Minas Gerais enviou nas redes sociais as condolências às famílias.
Cerca de 150 pessoas estão desalojadas. O estádio municipal foi preparado para acolher estas pessoas e as escolas da região estão a funcionar como centros de atendimento.
Uma análise mais detalhada revela que o volume de chuva foi significativamente maior do que o previsto.
Só na freguesia de Betânia, o registo foi de 240 milímetros de chuva durante a madrugada de 12 de janeiro. O volume fez com diversas ribeiras na cidade transbordassem.
Há semanas que a cidade enfrenta problemas relacionados com a chuva.
As imagens mostram grandes extensões de lama cobertas de escombros.
O município está em estado de alerta sob o risco de novos deslizamentos. Para as pessoas que ficaram sem casas, o município vai disponibilizar o equivalente a um salário mínimo.
No terreno estão dezenas de militares e cerca de 15 viaturas do corpo de bombeiros e polícia militar. Há ainda três equipas da defesa civil.