Operações de resgate em Kiev após ataque russo que fez pelo menos 15 mortos

Madalena Simões | 28 de Agosto de 2025 às 12:58
A carregar o vídeo ...

Kiev

A ofensiva russa estendeu-se a pelo menos 13 regiões.

A ofensiva russa voltou a não dar descanso aos ucranianos, em mais uma noite de ataques aéreos na capital do país, esta quinta-feira. No total, a Força Aérea ucraniana abateu mais de 560 drones e quase 30 mísseis. Pelo menos dois eram mísseis balísticos de longo alcance.

Dezenas de pessoas ficaram feridas, incluindo várias crianças. Em alguns casos, as pessoas acabaram por ter de ser hospitalizadas. O número de vítimas mortais já ultrapassa uma dezena. Pelo menos três eram crianças.

Vários escritórios, escolas e prédios residenciais foram atingidos. Alguns ficaram completamente destruídos.

Algumas pessoas ficaram presas debaixo dos escombros dos edifícios. Desde a noite que estão a decorrer trabalhos de resgate e socorro.

O ataque danificou também, o edifício da delegação da União Europeia (UE) em Kiev. O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, garantiu que a UE não se vai deixar intimidar pelos ataques russos.

Já o Presidente da Ucrânia condenou o ataque, apelando para que sejam aplicadas novas e fortes sanções contra a Rússia.

A ofensiva russa estendeu-se a pelo menos 13 regiões. Na região de Vinnytsia, cerca de 60 mil pessoas ficaram sem fornecimento de energia.

Foi um ataque completamente destrutivo, que parece afastar cada vez mais a hipótese de a Rússia querer alcançar um acordo de paz, para acabar com o conflito na Ucrânia.